Notícias do Governo Federal

Publicado o edital da 1ª etapa do Revalida 2021

beneficiosnewsgoogle

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou o Edital nº 21, de 6 de maio de 2021, que estabelece as diretrizes, os procedimentos e o cronograma da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2021. As inscrições deverão ser feitas entre 31 de maio e 11 de junho, pelo Sistema Revalida.

A aplicação ocorrerá no dia 5 de setembro, em oito capitais brasileiras: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP). É importante ressaltar que o participante deverá apontar a cidade onde deseja prestar o exame, por meio do Sistema Revalida, no momento da inscrição.

O Revalida é composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

Para participar da primeira etapa, é necessário ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil. Além disso, a pessoa interessada deve ter diploma reconhecido pelo Ministério da Educação ou órgão equivalente do país de origem do diploma, que deve ser autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros, promulgado pelo Decreto nº 8.660, de 29 de janeiro de 2016. Qualquer outro documento não substitui o diploma solicitado.

2ª etapa do Revalida 2020

As inscrições para a segunda etapa do Revalida 2020 começam em 31 de maio e vão até o dia 4 de junho.

As datas e as cidades de aplicação serão divulgadas até a abertura das inscrições, como prevê o edital, considerando a evolução da crise sanitária da Covid-19 em cada um dos municípios previstos para a realização das provas. O mesmo ocorrerá com os prazos para divulgações e procedimentos posteriores à aplicação.

Na segunda etapa, terão provas de habilidades clínicas. O exame está estruturado em um conjunto de dez estações, que serão percorridas ao longo de dois dias de teste, nas quais os participantes deverão fazer tarefas específicas das áreas determinadas. Elas podem incluir investigação de história clínica, interpretação de exames, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos, aconselhamento a pacientes ou familiares, entre outras.

Acesse o edital da 1ª etapa do Revalida 2021

Acesse o edital da 2ª etapa do Revalida 2020

Acesse o Sistema Revalida

Saiba mais sobre o Revalida

 

Com informações do Ministério da Educação

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

To Top