Notícias do Governo Federal

Presidente Jair Bolsonaro inaugura usina termelétrica em Boa Vista (RR)

beneficiosnewsgoogle

Em mais uma etapa de entregas pelo país na semana de celebração aos Mil Dias de Governo, o Presidente Jair Bolsonaro esteve, nesta quarta-feira (29), na região Norte. Em cerimônia em Boa Vista (RR), foi lançada a pedra fundamental para a construção da linha de transmissão que conectará Roraima ao sistema elétrico brasileiro. O estado é o único que ainda não está conectado. Também foi inaugurada a Usina Termelétrica Jaguatirica II.

O Presidente Jair Bolsonaro afirmou que o governo tinha pressa em resolver a questão do linhão de transmissão para garantir segurança energética a Roraima. Ele lembrou que desde 2019 ocorrem discussões sobre a questão. O linhão tem extensão de 715 quilômetros passando pelos estados de Roraima e Amazonas.

“Reunimos então o Conselho de Defesa, foi debatido o assunto e vimos até onde poderíamos ir e o que deveríamos fazer a mais para atingir esse objetivo. Há mais de dez anos Roraima não estava integrado com o resto do Brasil na questão energética. O trabalho da nossa parte foi intenso a partir daquele momento”, disse o Presidente.

Na cerimônia, também foram entregues furgões do Programa Alimenta Brasil e celebrada a concessão de sete terminais aeroportuários na região Norte.

Usina Termelétrica

A Usina Termelétrica Jaguatirica II vai agregar ao sistema elétrico de Roraima carga equivalente a mais da metade do consumo do estado. A usina foi construída pela Eneva, empresa privada de geração de energia, que venceu leilão realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Garantia de Segurança Alimentar

Doze municípios de Roraima receberam do Ministério da Cidadania veículos furgões para apoiar o Programa Alimenta Brasil. Cada município recebeu um furgão. Os veículos serão usados para transportar alimentos adquiridos da agricultura familiar, num investimento de R$ 1,4 milhão.

Os beneficiados são Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Caroebe, Mucajaí, Normandia, Rorainópolis, São João da Baliza, São Luiz e Uiramutã.

Aeroportos

No evento também foi assinado o termo de compromisso do contrato de concessão dos aeroportos do Bloco Norte entre a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Vinci. A empresa venceu o leilão de concessão de aeroportos realizado em abril deste ano.

Com as concessões será ampliada a capacidade aeroportuária de sete terminais da região Norte. Serão feitos investimentos em ampliação de terminal de embarque, de pontes de embarque, em pátio e outras melhorias.

Os terminais estão localizados em Manaus (AM), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Boa Vista (RR), Cruzeiro do Sul (AC), Tabatinga (AM) e Tefé (AM).

Para conhecer todas as entregas realizadas pelo Governo Federal acesse o site.

To Top