Notícias de São Paulo

Machado de Assis é destaque na programação de outubro nos museus paulistas

beneficiosnewsgoogle

Os museus Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade realizam atividades gratuitas e on-line sobre as irmandades negras nas lutas abolicionistas e o percurso criativo do escritor Machado de Assis. As instituições são da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciadas pela Poiesis.

O ciclo de palestras Irmandades negras no contexto das lutas abolicionistas pretende discutir a ação do povo negro nas lutas abolicionistas a partir do lugar das irmandades leigas fundadas por pretos e pardos na cidade de São Paulo.

Os encontros objetivam trazer à luz as contribuições de seus participantes na luta por reconhecimento dos direitos civis, favorecendo reflexões acerca da importância destes e de outros espaços semelhantes como lugares de memória e de enfrentamento ao racismo sistêmico. Pelo Zoom, as atividades serão realizadas às quintas-feiras, dias 7, 14, 21 e 28 de outubro, das 19h às 21h. As inscrições estão abertas até o dia do primeiro encontro neste link.

O estudo da atuação de Machado de Assis como homem de imprensa permite desvelar os condicionamentos que se instituem entre a criação literária e o mercado dos bens culturais. Partindo dessa perspectiva, o curso Contos de Machado de Assis: entre o jornal e o livro pretende investigar o percurso criativo do escritor em sua interação dinâmica com os principais periódicos que acolheram suas produções literárias.

Para tanto, selecionou-se especialmente a forma do conto, cujas manifestações permitem acompanhar o conjunto de experimentações ficcionais ensaiadas pelo autor e as diversas nuances que sua composição assume em função do ajustamento às especificidades

materiais e demandas disponíveis em cada contexto de publicação. A atividade terá quatro encontros às quintas-feiras, dias 14, 21 e 28 de outubro e 4 de novembro, das 19h às 21h. Para participar, é necessário realizar a inscrição até o dia 12 de outubro, neste link.

O post Machado de Assis é destaque na programação de outubro nos museus paulistas apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

To Top