Notícias do Governo Federal

Inscrições para EPISUS-Avançado seguem até 16 de outubro

beneficiosnewsgoogle

O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, está com inscrições abertas para o Programa Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS)  até 16 de outubro para contratação de epidemiologistas. O processo seletivo é destinado à 18ª turma do Programa. Os interessados devem se inscrever no site EpiSUS.

O local de trabalho é em Brasília. O curso visa aprimorar a capacidade técnica de profissionais de nível superior, por meio de treinamento em serviço para atuar frente às investigações epidemiológicas de surtos e emergências em saúde pública no âmbito dos serviços do SUS.

O EpiSUS-Avançado tem duração de dois anos, é presencial e exige dedicação exclusiva por parte do profissional em treinamento. O treinamento será formado por atividades práticas, desenvolvidas pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) em parceria com órgãos do Sistema Único de Saúde (SUS), nas esferas municipais e estaduais.

Aprender na prática

Anualmente, é realizada a seleção de novas turmas – em três etapas, por nove meses. O Episus prepara os profissionais para atender qualquer situação de interesse em saúde pública em apoio aos estados e municípios do país.

Durante o treinamento, o profissional realiza diversos trabalhos de campo, como avaliação ou implantação de um sistema de vigilância; elabora boletins e informes com análises de dados de vigilância; participa de cursos e eventos técnico-científicos, nacionais e internacionais; realiza estudos epidemiológicos para responder a emergências e situações de interesse em saúde pública, como surtos, desastres ambientais, eventos de massa, entre outras; realiza pesquisa aplicada aos serviços; e publica artigos científicos.

Com informações do Ministério da Saúde

To Top