Notícias do Governo Federal

Dono de duas medalhas olímpicas, o judoca Tiago Camilo é o 25º embaixador dos JEB’s 2021

beneficiosnewsgoogle

Dono de uma carreira vitoriosa nos tatames e respeitado fora da área de luta como uma das referências do judô e do esporte brasileiro, o paulista Tiago Camilo é o mais novo embaixador dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) 2021.

Duas vezes medalhista olímpico – foi prata em Sydney 2000 e bronze em Pequim 2008 –; campeão mundial em 2007, no Rio de Janeiro; tricampeão dos Jogos Pan-Americanos – Rio 2007, Guadalajara 2011 e Toronto 2015 –; e dono de 30 medalhas em Copas do Mundo, Grand Prixs e Grand Slams, Tiago aceitou o convite da Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, e, com isso, junta-se ao time estelar de embaixadores dos JEB’s.

“Estive na Secretaria Especial do Esporte e, durante reunião com o secretário Marcelo Magalhães, ele me fez o convite para ser embaixador dos JEB’s. Quem nunca passou pelos Jogos Escolares Brasileiros? Eu, no passado, competi e tenho certeza de que o objetivo da secretaria é resgatar o formato da competição. Tenho certeza de que os JEB’s serão um sucesso. Obviamente estarei lá para presenciar e prestigiar o evento. Nós nos vemos lá”, afirmou o judoca.

Os Jogos Escolares Brasileiros de 2021, que deverão reunir cerca de 6,2 mil estudantes, terão disputas oficiais em 17 modalidades: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, vôlei de praia, natação, tênis de mesa, xadrez, caratê, wrestling, ginástica artística, ginástica rítmica, badminton, ciclismo e taekwondo. Além disso, o evento contará com disputas de skate, escalada, dança, curling e polo aquático como modalidades demonstrativas.

Embaixadores

O megaevento estudantil, que será disputado no Rio de Janeiro, entre os dias 29 de outubro e 5 de novembro, soma, com a chegada de Tiago Camilo, 25 expoentes do esporte brasileiro no time de embaixadores.

Os JEB’s contam com o apoio de Natália Falavigna (campeã mundial e medalhista olímpica no taekwondo), Fofão (levantadora campeã olímpica pela Seleção Brasileira em 2008), Helen Luz (campeã mundial e medalhista olímpica no basquete), Maurren Maggi (única brasileira campeã olímpica no atletismo, com o título no salto em distância, em 2008), Jacqueline Silva (campeã olímpica no vôlei de praia em 1996), Mayra Aguiar (bicampeã mundial no judô e duas vezes medalhista olímpica) e Flávia Saraiva (destaque da seleção de ginástica artística) no time feminino de embaixadoras.

Entre os homens, além de Tiago, são embaixadores os craques do futebol Thiago Silva, Emerson Sheik e Zico, a estrela do futsal Falcão, Joaquim Cruz (o campeão olímpico do atletismo), Nenê Hilário (17 anos pela NBA), Sandro Dias (multicampeão no skate), Daniel Dias (14 ouros em Jogos Paralímpicos na natação), Arthur Zanetti (campeão olímpico na ginástica artística), Serginho e Giba (campeões olímpicos no vôlei), André Domingos (medalhista olímpico no atletismo), José Aldo (bicampeão do UFC) e Renzo Gracie (mestre em jiu-jitsu).

A lista conta ainda com três atletas olímpicos que hoje trabalham na Secretaria Especial do Esporte: Bruno Souza, que disputou os Jogos de Atenas 2004 e Pequim 2008 no handebol, atual secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento (SNEAR); Fabíola Molina, nadadora que disputou as Olimpíadas de Sydney 2000, Pequim 2008 e Londres 2012, atual secretária Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS); e Luisa Parente, ginasta que disputou os Jogos de Seul 1988 e Barcelona 1992, atual secretária da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).

 

 

 

 

Com informações do Ministério da Cidadania

 

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

To Top