Notícias do Governo Federal

5ª Conferência Nacional dos Direito da Pessoa Idosa começa nesta quarta-feira (29)

beneficiosnewsgoogle

A 5ª Conferência Nacional dos Direito da Pessoa Idosa tem início nesta quarta-feira (29). O evento reunirá gestores públicos, delegados e demais convidados e observadores para discutir os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas. A iniciativa é do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) em parceria com o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDI) e acontece por meio de videoconferência, que será transmitida ao vivo.

Acompanhe a transmissão da 5ª Conferência Nacional

A abertura contou com a participação do ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Ives Gandra da Silva Martins Filho. A conferência segue até sexta-feira (1º), Dia Internacional da Pessoa Idosa, e terá a presença da titular do MMFDH, ministra Damares Alves no encerramento. O secretário nacional de promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa, Antonio Costa, também participa do evento.

Confira mais detalhes do Facebook do CNDI 

Etapas regionais

A 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa teve início com a realização de etapas regionais nos meses de agosto e setembro. A abertura e o encerramento de cada encontro foram transmitidos ao vivo nas redes sociais do Conselho Nacional de Direitos da Pessoa Idosa.

Na região Norte (4 a 6 de agosto), participaram os estados do Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e o palestrante foi o professor Luiz Sinésio Silva Neto. Já no Nordeste (9 a 11 de agosto), a palestra foi da procuradora Yélena Monteiro Araújo e reuniu participantes de Alagoas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Para os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina (18 a 20 de agosto), o encontro teve como palestrante a Dra. Carla Giacomim. Na etapa da região Sudeste (23 a 25 de agosto), que reuniu os quatro estados, a apresentação magna foi do Dr. Renato Veras. No Centro-Oeste (30 de agosto a 1º setembro), o Dr. Isandir Oliveira Rezende palestrou para os integrantes do Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Saiba mais

As Conferências Nacionais dos Direitos da Pessoa Idosa são uma instância de debate, de formulação e de avaliação sobre temas específicos e de interesse público, com a participação de representantes do governo e da sociedade civil, são espaços amplos e democráticos de reflexão, discussão e articulação coletivas em torno de propostas e estratégias que apontam diretrizes para as várias políticas setoriais.

Com informações do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

To Top